top of page
Buscar

Sinais de vida

  • jacmoreira2001
  • 18 de jan.
  • 4 min de leitura

Tenho tanta coisa para dizer!! Tenho andado desaparecida deste blog mas quero escrever sobre tudo, sobre as pessoas que tenho conhecido, sobre o meu trabalho, o surf, sobre tudo o que estou a viver. “Como está a correr? “ É a pergunta que mais me chega de Portugal. E eu dou por mim sem palavras para responder e sem saber por onde começar. Acaba por me sair apenas “Está a correr muito bem!” ou “Estou a adorar, está a ser incrível”, que não é mentira, mas representa muito pouco de tudo o que estou a sentir. Acho que só conseguirei expressar por palavras esta experiência passados uns bons meses de chegar a Portugal e assentar ideias. Está a ser tudo muito. Muita felicidade, muito amor, muito trabalho, muitos passeios, muito calor, muita gente nova, muito surf e, sobretudo, muita aprendizagem diária. Começa a ser cada vez mais difícil pensar na hora de partir. Se no meu último texto o sentimento predominante eram saudades de casa, neste momento não quero nada ir-me embora. 

Queria tanto que a minha família e amigos conhecessem esta minha nova família e amigos daqui. Penso muitas vezes nisso. “A Inês ia adorar a Zezinha! , “A Mafalda e a Madalena iam chorar a rir com o Kilson”, “o Gui faz-me lembrar o meu pai”, “ se a minha mãe visse o amor e carinho com que sou tratada pelas famílias da Vila ia ficar muito contente." Estou a ser muito bem tratada mãe!!!

Como não consigo organizar ideias para escrever qualquer coisa de jeito sobre o que se passa por aqui, vou apenas apresentar uma lista de novidades:



  • Tenho evoluído bastante no meu surf. A minha paixão pelo desporto cresce a cada onda surfada. Tenho tido a sorte de surfar ao lado de grandes surfistas que me ajudam muito no mar. Ainda tenho muito para evoluir e não estou perto do nível que quero atingir até março, mas estou cada vez melhor e isso dá-me motivação para continuar.

  • O mar onde surfo está cheio de rochas e ouriços do mar pelo que aconteceu o inevitável - Piquei a perna num ouriço do mar, numa surfada. Fiquei com mais de 10 picos espetados na perna. A solução foi uma mezinha feita por uma vizinha: óleo de palma fervido com planta de aloe vera (aqui chama-se “barbosa”), colocar num pano e enrolar a volta da perna, dormir assim e no dia seguinte os picos subiram à superfície e estavam mais fáceis de tirar. Tirei todos os que vi. Problema: os que não vi cá ficaram. Fui a uma clínica privada para resolver o assunto, mas cobraram-me 300 dobras (12€) para me fazerem o mesmo tratamento que a minha vizinha me fez. Com o tempo alguns foram saindo, mas ainda cá está um de estimação que acho que vou levar para Portugal. 

  • Conduzi pela primeira vez em São Tomé e tenho conduzido mais vezes. Não é assim tão difícil como parecia. Safei-me bem e a verdade é que, sabendo conduzir aqui, conduzo em qualquer lado.

  • Comecei a dar aulas de inglês a um motoqueiro em troca de viagens de mota, o que me tem dado muito jeito e poupado muito dinheiro. Ele também toca viola no coro da missa!

  • Fiz uma mousse de manga !! Com mangas verdadeiras :))

  • Comecei a trabalhar em regime part-time para ONG para a qual estou a fazer voluntariado, na posição de gestora financeira. Tem sido um bom desafio assumir e organizar o departamento financeiro desta organização e finalmente aplicar os meus conhecimentos da minha área. 

  • Integrámos meninas novas no o nosso projeto. A sua integração tem corrido bem, à parte de alguns desafios inerentes. Trabalhar com pré-adolescentes e adolescentes é um desafio que merece todo um outro texto. 

  • Observei 121 tartarugas recém nascidas a iniciarem o seu percurso de vida e a fazer a primeira caminhada em direção ao mar, foi mágico. 

  • Tenho passado muito tempo com um grande amigo meu que também é meu vizinho. Quero escrever todo um texto sobre ele, mas posso adiantar que tem sido um grande apoio. É um miúdo surfista de 18 anos que me faz chorar a rir todos os dias. É das melhores amizades que fiz cá, temos sido inseparáveis e vai custar-me muito dizer-lhe adeus.  

  • Tenho jantado muitas vezes em casa de vizinhos e não me consigo fartar da comida Santomense. O meu top 6 de São Tomé: Izaquente, Cachupa, Cacau, Manga, Fruta pão, Rancho de côco.

  • Marquei uma viagem para o Brazil!! Vou finalmente ao Rio de Janeiro com a minha melhor amiga - mais um sonho perto de ser cumprido

  • Ando em processo de candidaturas a mestrado e entrevistas de emprego. Apesar de encarar esta experiência como uma “pausa”, a vida não pára e  há que fazer pelo futuro. Com as falhas de energia recorrentes tem sido um desafio comparecer a tudo mas diria que estão a correr bem.

  • Já li 5 livros desde que cheguei a São Tomé. Neste momento estou a ler “Fratelli Tutti”, do Papa Francisco e a minha admiração por este homem só cresce!


Prometo escrever mais enquanto cá estou!

Beijinhos e abraços!






 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
Xaué

Já está. Acabou. E parece que não aconteceu. Do nada dou por mim aqui, no aeroporto de Luanda a apanhar a seca da minha vida numa escala...

 
 
 

1 Comment


marioamoreira
Jan 19

Experiências muito boas, acredito.

É natural teres pena que esse tempo passe mas na verdade não vai embora, viverás sempre com ele. Ainda hoje as lembranças dos meus inter-rails vêm ao de cima a toda a hora, e já lá vão mais de 30 anos.

As coisas novas, que se passarão quando regressares, também vão ser boas e a vida faz uma mistura disso tudo - como nos cozinhados bons que ai experimentas.

Beijoka.

Like
bottom of page